sábado, 13 de outubro de 2012

O SINCRETISMO RELIGIOSO NO BRASIL

     Durante o período do Brasil colonial, os escravos vinham de várias regiões do continente africano, trazendo consigo diferentes crenças e divindades. No entanto, eram rapidamente submetidos à religião Católica pelos portugueses, que os batizavam e lhes davam novos nomes. Na tentativa de preservar suas tradições religiosas, os escravos passaram a associar suas divindades africanas aos deuses católicos, surgindo daí as primeiras manifestações de sincretismo religioso no Brasil. A partir disso é possível entender  por que vários santos católicos equivalem a divindades africanas. 
       Mesmo assim, os escravos não deixaram de crer em seus orixás e voduns oriundos de sua terra natal. A aparente tolerância manifestada pelos proprietários de escravos decorria da crença de que a prática religiosa manteria vivas as rivalidades entre as próprias tribos africanas, dificultando fugas e rebeliões. 
      Muitos dos escravos que fugiam da senzalas abrigavam-se em aldeias indígenas, influenciando a cultura e religiosidade dos índios e, sem dúvida, também a sua própria. Ao longo do tempo, a coexistência de crenças abriu espaço para que surgissem novas experiências religiosas no Brasil, dotadas de elementos africanos, católicos e indígenas. Ontem, por exemplo, foi dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, comemorado com procissão dos devotos a Basílica, missas em igrejas e pagamento de promessas por graças alcançadas. Conta-se que a imagem foi achada por pescadores muito pobres que não conseguiam pescar nenhum peixe; um deles lançou a rede e içou a cabeça, o outro, o corpo, e depois a pesca foi tão farta que o barco quase afundou de tantos peixes. A partir de então, a devoção à Santa vem crescendo a cada dia, e muitos milagres são atribuídos a ela; uma igreja foi construída no estado de São Paulo e em seu entorno uma vila cresceu tanto que tornou-se cidade com o nome de Aparecida. Na religião africana Umbanda, os mesmos santos são designados como orixás, e a santa recebe o nome de Oxum.  


Nossa Senhora Aparecida


Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo

Duas Fotos de Oxum
                         

Um comentário:

  1. Thank you for leaving a comment on my blog ))) Nice to hear from Brasil. We all are well thanks. Hope you have a nice week too. I like your garden and pictures of your flowers as well, and this Sweet Celebration looks soooo yummy :o)
    love from Russia
    Natasha

    ResponderExcluir