segunda-feira, 22 de outubro de 2012

FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI: JAGUARÃO E RIO BRANCO

A fronteira entre Brasil e Uruguai se estende por 985 km, abrangendo grande parte do Estado do Rio Grande do Sul. Em razão dessa proximidade, a cultura uruguaia misturou-se, ao longo dos tempos, à cultura gaúcha, sendo, ainda hoje, nítida a influência mútua de gostos, tais como o churrasco e o chimarrão.  Hoje vou mostrar um pouco da fronteira entre a cidade brasileira de Jaguarão e o município uruguaio de Rio Branco, ligados pela belíssima Ponte Internacional Barão de Mauá, construída entre 1927 e 1930 e que passa sobre o igualmente belo Rio Jaguarão. Saindo de Pelotas, chega-se à fronteira em apenas 1 hora e meia.
Rio Branco tem experimentado elevado desenvolvimento nos últimos anos, em virtude da proliferação de Free Shops na cidade, que atraem milhares de turistas todos os dias e, por consequência, fortalecem o comércio local. Para quem não sabe, Free Shops são lojas situadas em aeroportos ou em regiões de fronteira nas quais os produtos são vendidos com isenção de impostos, o que torna os preços muito baixos. Contribui para esse crescimento o fato de que Rio Branco é a cidade fronteiriça mais próxima de Porto Alegre, atraindo o grande mercado consumidor da capital do Estado do Rio Grande do Sul.
Porém, apesar desse crescimento acelerado, Rio Branco ainda se mantém uma cidade pequena (pouco mais de 13 mil habitantes) e guarda um ar provinciano, possibilitando que os turistas tenham contato intenso com a cultura local, presente no artesanato e nas churrascarias.









Fotos da Ponte Internacional Barão de Mauá



Placa marcando a fronteira entre Brasil e Uruguai



Bancas de artesanatos

Interior de um Free Shop, onde são vendidos produtos de grandes marcas internacionais, desde cosméticos Chanel até roupas Tommy Hilfiger. E o melhor: a preços razoáveis. 



A sofisticação dos produtos vendidos nos Free Shops contrasta com a simplicidade das ruas de Rio Branco, como se pode ver acima



        

Nenhum comentário:

Postar um comentário