sexta-feira, 5 de outubro de 2012

FEIRA NACIONAL DO DOCE - FENADOCE

               Pelotas, com sua colonização portuguesa, possui como legado uma gastronomia rica de sabores e cheiros, dentre os quais se destacam os famosos doces: olho-de-sogra, bem-casado, bombom de morango, ninho, trouxinha de nozes, pastel de Belém, branquinho, negrinho, quindim, camafeu, beijo alemão, pastel de Santa Clara, entre tantos outros. Os doces são feitos de forma artesanal, com produtos da nossa região, por  doceiras que receberam as receitas das suas avós e mães. 
             A FENADOCE é realizada em um pavilhão com 22 mil m², onde os comerciantes expõem seus produtos e serviços para venda, e recebe um público de mais 310 mil pessoas.  Há shows com cantores e bandas famosas e, para embelezar ainda mais o evento, são escolhidas a rainha e as princesas da festa.
            Neste mês de outubro, o doce de Pelotas recebeu, do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), o Certificado de Indicação de Procedência, que protege os produtos de eventuais falsificações, aumentando sua competitividadeO selo do INPI  leva o nome de Pelotas para outros estados e até mesmo para fora do Brasil, assegurando que a cada edição a festa seja maior e melhor.








Nenhum comentário:

Postar um comentário